Narra sobre a relação do ser humano com as máquinas e o surgimento das novas linguagens, bem como alguns elementos do desenvolvimento científico e tecnológico do mundo contemporâneo.
Traz em seus pontos negativos uma abordagem quanto à exploração desenfreada da natureza, com graves consequências para o meio ambiente, onde coloca em risco a própria sobrevivência da humanidade. Passando a ser vista como a responsável pela desumanização dos seres humanos.
Precisamos pensar historicamente sobre essa relação para podermos compreender melhor algumas das dificuldades que encontramos hoje no uso das tecnologias de informação e comunicação - as TIC - na educação e em outras áreas do conhecimento.
Segundo Lucia Santaella a relação homem-máquina apresenta-se por níveis. O primeiro motor muscular; o segundo sensório e o terceiro o nível cerebral, apontado como pontos positivos na construção de elementos que ampliem os limites dos homens nestas áreas.
A aprendizagem seria dada pela interpenetração desses espaços através da intensidade e do sentido.
O que se busca é a construção de um novo espaço educacional e comunicacional que tenha como base as redes de relações.
Nessa perspectiva, teremos o fortalecimento de cada criança, cada jovem, cada professor, enfim de cada cidadão envolvido com o processo escolar, enquanto produtor de cultura e conhecimento.
Link para mais informações: http://www.moodle.ufba.br/file.php/11762/textos/linguagens_e_tecnologias_na_educacao.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário